Blue Valentine

Vocês sabem que eu amo um filme puxado para o indie, e se for um drama romântico ainda, meu Deus, eu apaixono. Faz um tempo que eu queria comentar sobre esse filme, e finalmente chegou a hora.

Blue Valentine é um filme americano de 2010, dos gêneros drama e romance, escrito e dirigido por Derek Cianfrance que estreou em competição no 26º Sundance Film Festival.



Casados há vários anos e com uma filha, Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling) são jovens da classe trabalhadora que passam por um momento de crise, vendo o relacionamento ser contaminado por uma série de incertezas. Ele trabalha como pintor, enquanto que ela é enfermeira de uma clínica médica. Seguem em frente e tentam superar os problemas, se baseando no passado que fez com que se apaixonassem um pelo outro.



Crítica de Francisco Russo
Propaganda EnganosaCuidado! Não se deixe enganar pelo romântico título nacional. Namorados para Sempre é excelente, mas é também um filme espinhoso. Daqueles que machucam não apenas pela história apresentada, mas também pela crueza com a qual seu desenrolar é apresentado. Uma espécie de Cenas de um Casamento dos dias modernos, por acompanhar o passo a passo de um relacionamento. Do encantamento à rotina, do amor ao ódio. Um percurso longe de ser uma certeza, mas passível de ser real com qualquer um.



Os holofotes estão sobre Dean (Ryan Gosling) e Cindy (Michelle Williams), cuja história é narrada de forma não linear. Se em determinado momento pode-se ver seu presente, com todo o peso de um relacionamento de anos, no instante seguinte é m

Por um lado, há a paixão. As cantadas engraçadinhas de Dean, a deliciosa piada politicamente incorreta contada por Cindy – cuja graça maior está no misto de vergonha e risos de ambos após ser dita –, os momentos mágicos por eles vivenciados. “Sabe quando toca uma música e você precisa dançar?”. Eles dançam. Em plena rua, ele tocando ukelele e cantando, ela dançando em frente a uma loja. Cena singela, simples, de um romantismo e beleza tocantes. Daquelas que se vê e torce, muito, para que o casal dê certo. Digna do péssimo título nacional, que tenta enganar o espectador ao fazê-lo acreditar que o filme seguirá por esta linha doce. Longe disto.


Namorados para Sempre é um filme que fala sobre a natureza do amor e seus desdobramentos, em diálogos profundos que refletem as dúvidas e variações de espírito de seus protagonistas ao longo dos anos. O compromisso, a dedicação, a paixão, os problemas, o desgaste, a rotina, as dúvidas. Estão todos lá, estampados de forma explícita nas atuações monstruosas do casal protagonista. Tanto Ryan Gosling quanto Michelle Williams têm atuações imensas, no sentido de imergir fundo nos personagens. Um trabalho refletido principalmente nos olhares, impactantes e por vezes surpreendentes. Em cenas onde não há diálogos, é através deles que se sabe com exatidão o que cada um sente.


A veracidade com a qual o relacionamento entre Dean e Cindy é apresentado por vezes incomoda. Não há concessões ao espectador. Ele é submetido a cenas duras, de forte impacto emocional, e outras doces que se tornam dolorosas por já se saber qual será o desfecho do casal. O contraponto entre amor e ódio por vezes se torna uma tortura psicológica, provocada intencionalmente pelo diretor Derek Cianfrance. Por isso mesmo é preciso cuidado. Namorados para Sempre merece ser visto, mas não pelos motivos insinuados no adocicado título nacional. O filme é muito maior do que isto.

Trailer:

Espero que gostem da indicação do filme e também do filme em si ^^
Beijos, até mais.

Nenhum comentário

Postar um comentário